“O Fisioterapeuta atua na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por disfunções físicas a vários níveis”
A Fisioterapia é a área de saúde que estuda, previne e trata as alterações indevidas do movimento e funcionalidade do corpo, independentemente da sua causa prévia.
A Fisioterapia “centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo; utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas com base essencialmente no movimento, nas terapias manipulativas, e em meios físicos naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, da incapacidade e da inadaptação, e de tratar, habilitar ou reabilitar utentes/clientes com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.” (APF – Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Decreto-Lei n.o 564/99, de 21 de Dezembro)
Assim, o fisioterapeuta, é um profissional de saúde que presta serviços a pessoas e populações e que se preocupa principalmente em permitir que as pessoas possam realizar as suas atividades físicas normais, sem que as suas doenças ou lesões atrapalhem o seu dia-a-dia.
O Fisioterapeuta trata, habilita ou reabilita pessoas com alterações físicas, cognitivas, de desenvolvimento ou outras, de modo a promover a funcionalidade, a autonomia e a qualidade de vida, atuando assim na recuperação, reeducação, reabilitação e prevenção de incapacidades originadas por diversas disfunções.
O objetivo principal é maximizar o potencial de movimento e funcionalidade para promover a qualidade de vida.
Áreas de Intervenção
Fisioterapia Músculo-esquelética
Centra-se no tratamento de condições músculo-esqueléticas, que englobam o tratamento de disfunções dos músculos, ossos e articulações. A intervenção baseia-se em técnicas de intervenção específicas que vão desde técnicas manuais, a eletroterapia e exercícios terapêuticos. O objetivo é reduzir a sintomatologia e restaurar a função.
Patologias Músculo-esqueléticas
• Alterações posturais (exemplo: hipercifose dorsal, hiperlordose lombar, retificação lombar, horizontalização do sacro) e/ou dores na coluna vertebral
• Disfunções da articulação temporo-mandibular (A.T.M.)
• Escolioses
• Lesões dos tecidos moles (musculares, tendinosas, ligamentares)
• Recuperação de fraturas
• Recuperação de cirurgias ortopédicas (próteses anca e joelho, hérnias discais)
Fisioterapia Neurológica
Está direcionada para pessoas com lesões associadas ao sistema nervoso (central ou periférico), que apresentam distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. O objetivo da intervenção é avaliar as alterações funcionais e melhorar a força, coordenação motora e equilíbrio, promovendo maior autonomia na execução das atividades da vida diária (vestir, comer, higiene pessoal).
Fisioterapia Pediátrica
Quanto mais cedo do desenvolvimento da criança for realizado o tratamento, melhores serão os resultados. A fisioterapia em pediatria permite uma prevenção, diagnóstico e tratamento de condições de saúde de bebés, crianças e jovens até aos 18 anos, em todas as áreas de intervenção, da ortopedia à respiratória, passando pela neurologia. O objetivo é cuidar do processo de crescimento e proporcionar um melhor desenvolvimento infantil.
Patologias Pediátricas
• Doenças Neuromusculares
• Paralisia Cerebral
• Paralisias Obstétricas
• Patologias do foro respiratório
• Síndrome de Down
• Torcicolo congénito
Fisioterapia Respiratória
Define-se como um conjunto de estratégias, meios e técnicas de avaliação e tratamento não-invasivas, de maneira a otimizar a oxigenação melhorando o aporte de oxigénio para todo o organismo. O objetivo é prevenir, reverter ou minimizar disfunções neste tipo de condições.
A Climope é uma clínica dentária no Cacém (Agualva Cacém) que tem uma equipa completa médicos e dentistas para dar todo o apoio que necessita para que o seu sorriso seja sempre saudável